METALLICA - DEATH MAGNETIC (2008, VERTIGO)

Sim nesse Death Magnetic é um bom álbum, não é um grande álbum, um excelente álbum. Parece um álbum extraído directamente da década de 80, só que com um som nítido e tratamento nítido que na altura não era possível dar.
Depois da desilusão, os Metallica passaram duas digressões a tocar material antigo e de baú, cedo se percebeu que a era nu-metal estava ultrapassada, e os Metallica a aperceberem-se de que o seu posto na era do metal era material ultrapassado com bandecas modernas a elevarem o seu nível técnico e de performance como os Avenged Sevenfold, e outras tantas com excelente nível como os Mastodon a retornarem às origens dos Metallica e a tomá-las como influências.
A necessitarem de um novo rumo, os Metallica fizeram a melhor coisa que podiam, fazer digressões. Por isso Death Magnetic é tudo aquilo que o povo pedia «novo velho material». Não se pode dizer que Death Magnetic seja algo inesperado, pelo contrário tem tudo aquilo que era esperado, ultrapassando todas as expectativas. Extensas composições, com a média das músicas a rondar os 7/8 minutos, instrumentais (Suicide & Redemption), e trilogias (The Unforgiven III). That was just Your life é o clássico, rápido e trepidante com riffs e batidas a superar a velocidade de uma NSR, e Lars Ulrich a melhorar significativamente o nível da sua performance. Contudo ele só voltou a ser o que era.
Os riffs continuam a ser brutais, aliás esse é o ponto forte de Hetfield, um excelente riff meister, cabendo os solos recuperados a Hemmett que parece reucperado da sua encruzilhada, voltando a pegar na sua Gibson Flying-V e rompedo em The End of the Line, ou no clássico Broken, Beat & Scarred. Aliás para culminar esta composição e completar o álbum de família em grande só faltava ressuscitar o Génio do 5 cordas Cliff Burton. Trujillo mostra, no entanto, porque é merecedor do título em All Nightmare Long.
Os Metallica voltaram à sua velha forma, mas não se deixem levar pois não estamos na década de 80 e o Master of Puppets já foi há 20 anos. É um excelente álbum sim sra. mas não traz nada de novo, mas outra vez recordar é viver... P.S. Oiçam Cyanide e The End of Line. Grandes riffs.
3 comentários:
...o meu album de referencia dos Metallica é o "black ambum"...tudo o que veio depois disso não me seduz... ;)
és capaz de gostar deste, se gostares do Ride the Lightning e do Master of Puppets. è muito semelhante aos clássicos dos Metallica...
Isto sim, é Metallica dos bons velhos tempos!
Um regresso á forma 18 anos depois do "Black Album"
Enviar um comentário