terça-feira, 16 de setembro de 2008

Richard Wright (1965-2008)


Ontem foi um dia fatídico por várias razões, não só porque foi o dia que me viu nascer, como foi o dia que viu desaparecer um grande músico. Rick Wright será sempre conhecido pelo trbalho que teve com os Pink Floyd, banda que ajudou a fundar com uns colegas de arquitectura, e amigos oriundos de Cambridge. Aos 65 anos morreu o 2º membro dos Floyd após a partida de Syd Barrett a 7 de Julho de 2008, quase um ano após a lebndária actuação dos Floyd no Live 8. Rick Wright lutava contra um cancro no pulmão de que pouco se sabia. Como um gentleman brtânico, calmo e moderado, passivo, Rick Wright era olhado já como um homem fraterno e um avô simpático. A sua personalidade reflectia-se nas composições dos seus teclados que influenciaram gerações de teclistas posteriores, talvez mais do que os seus colegas do movimento progressivo conhecidos pela sua técnica exacerbada tal como Keith Emerson, Rick Wakeman ou Tony Banks.
A sua imagem ficará como uma paisagem transcendente e bucólica, como um snar a ecoar pelo espaço da nossa memória. Ficarás para sempre nos nossos corações....

2 comentários:

Anónimo disse...

notícia que me deixou muito abalada, mesmo não sendo muito conhecedora da obra dos pink floyd.
realmente olhando para as imagens do live 8, que passaram ontém na televsião como homenagem, dá para ver que ele já se encontrava um boc em baixo. mas só notei agora, quando se olha com mais atenção.

é triste.

Unknown disse...

Poxa vida! Inesquecivel... acabou o Pink Floyd p/ sempre, mas ficaram as melhores canções que ouvi na minha vida! Wish You Were Here!