quinta-feira, 2 de outubro de 2008

FLIGHT OF THE CONCHORDS - FLIGHT OF THE CONCHORDS (2008, SubPop Records)
Jemaine Clement e Bret McKenzie também conhecidos por HipHopopopatamus e Rhymenocerous são os Flight of the Conchords o 4º duo folk mais célebre da Nova Zelândia. curioso que ninguém conhece os 3 primeiros.
Os Flight of the Conchords têm uma atitude em relação à música próximo dos Spinal Tap, ou dos ex-Monty Python The Rutles, usando-a como veículo de humor. De facto, a comédia pode ser já considerada um género musical.
O álbum homónimo lançado este ano contém as melhores músicas da primeira série transmitida pela HBO em 2007, que produziu a série por eles criada. algumas músicas foram ligeiramente adaptadas, pela falta do suporte visual.
encontramos músicas já velhas conhecidas como Bowie, Inner City Pressure, Ladies of the World.
Algumas ficaram de fora, com muita pena, sendo integradas apenas na banda sonora da série entre as quais If You're Into ou Sally, I Love you.
Tendo uma visão da música como veículo de humor, muitas músicas são caricaturas de artistas ou estilos musicais. Talvez por isso o disco em si seja bastante eclético com enveredação pelo HipHop de RunDMC em Rhymenocerous vs. HipHopopotamus ou em Mutha'huckas mais ao estilo de Beastie Boys. Até mesmo a pop electrónica ao estilo de Pet shop Boys não é deixada de fora em Inner City Pressure. Mesmo assim os Flight of the Conchords conseguem manter a originalidade e manter-se bastante criativos, e sempre com uma boa dose de humor. É dificíl ignorarmos o reggaeton ao estilo Sean Paul em Boom Boom, ou o glam-rock de David Bowie, e as letras asustadoramente hilariantes «Bowie is in space?/What you doin' ut there man?/Is it cold in space Bowie? Do your nipples get pointy Bowie? Do you use your nipples as telescopic anthena to bring data back to earth? do you smoke astro turf bowie? that's pretty freaky bowie.»
O duo demonstra os seus genes criativos em todas as faixas, apenas com um baixo e uma guitarra, recorrendo escassamente a uma bateria e alguns saxofones e teclados. Humans are Dead é uma faixa de morrer a rir sobre um futuro não tão brilhante, e o seu humor é muitas vezes dificíl de explicar pois goza com géneros musicais, ou mesmo artistas e é intuitivo e muitas vezes sem nexo, tipicamente anglo-saxónico. A baladinha melosa com excesso de realismo amoroso é genial em the Most Beautiful girl (in the room), «Looking around the room/I can tell that you are the most beautiful girl in the room [....] You're so beautiful/Like a high class prostitute». Ou até a música machista de engate estilo Shaggy está presente em Business Time. São demais, e melhor ainda é vê-los na série, onde os videoclips matam-nos a rir.

Sem comentários: