sexta-feira, 10 de outubro de 2008

DREAM THEATER - CHAOS IN MOTION 2007-2008 CD/DVD (2008 ROADRUNNER RECORDS)


Como eles próprios reconhecem e gostam de o fazer, os dream Theater são uma «live band» e não custa muito perceber porquê contando que este pack especial é o já o 4º DVD oficial ao vivo com a última e mais poderosa formação da banda, sem contar com os 3 bootlegs oficiais da banda, publicados pela Ytse Jam Records, a editora de Mike Portnoy e John Petrucci. Obviamente depois de terem rompido com o gigante da Atlantic Records, a influente magnata do mundo do metal RoadRunner Records queria como os americanos costumam dizer «a piece of the action» e não foram por menos lançando duas edições especiais desta poderosa digressão. Mas ao contrário de edições anteriores, desta vez a RoadRunner preferiu fazer um DVD que cobrisse toda a digressão que foi Chaos in Motion, para promover o já bem aclamado álbum de estúdio, Systematic Chaos. Esta opção reflecte-se um pouco na qualidade visual, mas nunca auditiva de alguns concertos.
E por se tratar de uma digressão global, o alinhamento divide-se por três grandes continentes, com uma grande fatia filmada em Roterdão, em especial para In the Presence of Enemies, que os Dream Theater fizeram questão de tocá-la toda de uma só vez, como todos os seus imponentes épicos. Roterdão dfoi escolhida para fazer a cobertura de grande parte do alinhamento que segue em Chaos In Motion. Fica também registado para a eternidade a cobertura de praticamente todo o álbum, que apenas à excepção de Repentance que não foi tocada, ou pelo menos gravada ainda ao vivo. Claro, também, os Dream Theater aliam-se já ao colectivo de bandas de Rock/metal progressivo, que assinalam uma intro clássica a cargo de Richard Strauss por Also Sprach Zaratustra. Sendo que também se nota alguma preferência por assinalar aniversários por parte dos Dream Theater, pelo que esta digressão era a comemorativa dos 15 anos do lançamento do clássico Images & Words. Desta feita Take Tje Time está no alinhamento para assinalar este marco.
Também se conta com versões inéditas ao vivo, a par de Instrumedley em Live at the Budokan, temos em Chaos in Motion o Schmedley Wilcox, com versões cantadas, de Trial of Tears, Finally Free, Learning To Live, In The Name of God e Octavarium. Aliás este DVD não contou com nenhuma faixa exclusibamente instrumental, apenas as intros de In the Presence of Enemies, e Schmedley Wilcox. Com esta reportório os Dream Theater, demarcam-se definitvamente no mercado audiovisual onde dominam com melhor material ao vivo.
Mas não se cingem apenasa actuações, dado a sua poderosa legião de fãs, prepararam um documentário de 90 minutos sobre os bastidores da tourné e ainda os telediscos dos singles de Systematic Chaos. Para além disso o alinhamento cobre todos os álbuns do Dream Theater à esxcepção de when Dream and Day Unite. Imperdível para os fãs da banda e de tecnicismos.

1 comentário:

Jorge Lima disse...

Ando desesperado para comprar este DVD, mas tirando os sites de vendas online não consigo encontrar...