quarta-feira, 15 de outubro de 2008

AC DC - BLACK ICE (2008, COLUMBIA RECORDS)

2008 é definitivamente um ano de surpresas e de regressos em grande. Assim coomo em Setembro os Reis do Metal voltaram ao seu melhor tempo, também as lendas do Hard Rock, irromperam por fim o hiatus em que permaneciam desde Stiff Upper Lipp. Mas diria que os tempos os favorecem, a boa música. Muitos ouvidos argutpos estavam fartos das músicas fáceis, repetitivas e do comercialismo ranhoso que dominava as estações de rádio, e sobretudo a pobreza artísitca. E além do mais novos rebentos, mais cedo se apercebem de que as boas influências vêm do passado, e cabe-nos a nós dar um bom futuro ao rock. Já para não falar das reuniões que têm acontecido nos últimos tempos, m que até as bandas mais improváveis falam de reuniões.
Se há bandas que permanecem fiéis ao seu estilo são definitivamente os AC DC. Angus Young e o seu irmão Malcom continuam grandes máquinas de fazer riffs, e o primeiro de fazer solos. O mesmo se pode dizer da voz de Brian Johnson, aguda e esganiçada, que não parece ter envelhecido com a idade, especialmente em «Big Jack» You know it is only natural to get you off this track. Sim de facto verifica-se um regresso às raízes, e sobretudo ao culto da guitarra eléctrica, e talvez a moral da história seja de que algo nunca vinga por muito tempo, nenhum estilo que seja. Pelo menos em grande e em massa.
Rock N' Roll Train é um regresso em grande aos velhos tempos. Em tudo. Até naquela bateria simplória de Phil Rudd e no baixo humilde de Cliff Williams. E às baladas sexistas de Anything Goes. É o rock no mais puro sentido da palavra, com acordes agressivos e compassados pela tarola e o bongo e patos ligeiros. Não há cá lamechices, efeitos sonoros, e outras pintelhices. Skies on fire prova isso mesmo, e porque os AC DC estão por detrás de todas as bandas de rock que lhes se seguiram, despertando a adrenalina, e o Teen Spirit de todos nós de viver a vida no limite.
Além disso os AC DC nunca foram uma banda verdadeiramente decepcionante, porque se mantiveram fiéis ao seu estilo desde sempre. Claro que se torna muito dificíl inovar. Mas eles também não estão cá para isso, mas apenas para rasgar e partir tudo no final de mais um concerto. tirnado isso o álbum é nostálgico e talvez um pouco repetitivo. Principalmente aquela batida em Black Jack, que quase parece um Lado B de Rock N' Roll Train, e muito dificilmente se pode esperar um regresso de Back In Black, a não ser em edições especiais. Mas a par disso só os AC DC nos sabem mostrar o que é o verdadeiro Rock N' Roll, um som trepidante e eléctrico.

2 comentários:

Anónimo disse...

na verdade não lançam um novo album desde o stiff upper lip.

ps: parabens pelo blog, tá muito fixe.

Refugee disse...

Yeah I Kow