sábado, 25 de outubro de 2008

EDIÇÃO ESPECIAL #1: THE DOORS - BOX SET (1998, ELEKTRA RECORDS)

As Editoras discográficas, que recentemente perderam o poderio comercial que detinham nos anos 60 e 70 com vendas gigantes de discos de vinyl, reconhecem hoje cada vez mais a importância dos extras que trazem cada cd. Não admira que vejamos álbuns com páginas e páginas de livros incorporados, escritos pelos mais doutos críticos musicais. Já para não falar nos eventuais cartazes, e acessórios personalizados ou autografados. Mas muito disto é para o «fã pagador», aquele que está disposto a vender quase, ou mesmo a própria roupa para adquirir estes obejecto valisosos.
Embora esta edição não nos leve a tanto, já pode ter algum peso na carteira, sobretudo pelo seu conteúdo especial, um livro inteiramente dedicado aos Doors, e falando em voz activa, pelo menos os membros restantes; Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore.
Para além do forte mercado dos DVD's, que resiste melhor à pirataria, a Box Set dos Doors é, se calhar, o futuro reservado às editoras, visto que são estas edições especiais que podem resistir um pouco ao «mercado» paralelo. Especialmente no caso de uma banda como os Doors, que têm centenas de material inédito e, algum dele, célebre como é o caso da «Celebration of the Lizard, um épico dos Doors que apenas recentmente foi incorporado na remasterização do álbum Waiting for the Sun.
Esta Box Especial foi muito bem concebida ao incorporar não apenas um álbum de canções e versões de canções conhecidas inéditas, algumas até bastante diferentes das que viram a luz do dia como a versão acústica da «Hyacinth House». Without A Safety Net é o primeiro disco. Nele podem contar com duas grandes revelações «Black Train Song», um épico tocado ao vivo, em que a introdução insrumental faz lembrar um comboio, muito graças à brilhante execução de Krieger e aos teclados de Manzarek, e a magistral jam «Rock is Dead». Esta música tem uma história curiosa, o facto de os 4 Doors virem de uma noitada, podres de bêbados, directamente para o estúdio. Basta ouvir o discurso de Jim Morrison a meio da canção, para ver o delírio em que o grupo se encontrava. Felizemnte conservram-na sem qualquer tratamento, para além de conter uma ironia fatal, que muitas bandas viriam a repetir o conceito.
Os Doors ficaram conhecidos como os primeiros músicos a quebrar a barreira de duração das músicas, pelo menos no contexto da música moderna, particularmente o rock. the Celebration of The Lizard é um desses momentos, também pela brilhante capacidade de Morrison como contador de estórias, quase como um profeta. Já para não falar da capacidade dos restantes membros acompanharem a improvisação incosciente de Morrison em palco, que raramente seguia a música tal e qual ela se reflectia em estúdio.
Como não podia deixar de ser, a Box vem integrada com um concerto ao vivo, desta feita, em Nova Iorque em 17 e 18 de Janeiro de 1970, na última digressão dos Doors a promover o icónico Morrison Hotel. Vem acompanhada, obviamente, com o clássico de abertura Roadhouse Blues. E ainda um Best of incoporado, desta vez com as preferidas do remanescente dos Doors, supreendentemente vão achar favoritas aquelas que menos esperavam. Eu sinceramente esperava ver When the music's over ou a Soft Parade ali pelo meio, mas Without A Safety Net compensa bem a compra da box, ou então em formato virtual, acessível a partir de qualquer programa de partilha de ficheiros.

Sem comentários: