quinta-feira, 31 de julho de 2008

Joe Satriani - Extremist


1992 é provavelmente o ano mais emblemático a nível do rock na década de 90, para mim pelo menos, e com certeza para a carreira de Joe Satriani, descontando 1970, especificamente 18 de Setembro, ano em que Jimi Hendrix deixou o mundo dos mortais.

Poucos anos mais tarde Satriani, ainda antes de se tornar um mórmon do rock lançaria aquele que seria o álbum instrumental, e com maior contributo para a guitarra desde os anos dourados da guitarra na década de 70. Satriani já tinha dado passos importantes até aqui. ~Parte dos seus maiores temas, e um dos seus álbuns mais carinhados tinham sido lançados durante a época de 80. Satch Boogie foi um êxito de rock instrumental focado na guitarra eléctrica como não havia há muito tempo, carregado com um blues quase esquizofrénico. Surfing with Alien ainda lançaria o título hmónimo e uma estranha Not of This Earth. Passados uns anos seria Flying in a Blue Dream com Flying in a Blue Dream, Big Bad Moon ou Mystical Potatoe Head Thing a demonstarem a genialidade do mestre.

Mas nenhum álbum de guitarra é comparável a The Extremist, ele é o derradeiro dedicado à guitarra eléctrica, nem mesmo Jimi Hendrix produziu um álbum assim, muito embora ele seja comume consensualmente considerado o maior guitarrista de todos os tempos. Mas nem ele produziu um álbum inteiramente instrumental com uma guitarra cantante, e que faz literalmente a audiência cantar atrás da guitarra, que encosta os melhores vocalistas, literalmente, a um canto. Por esta altura Satriani percebeu finalmente que o seu potencial vocal não era muito bom, e é sobretudo visível em canções como I Believe. Decidiu assim pegar no que tinha de melhor o seu virtuosismo auto-didáctico e quebrar as barreiras e fazer um ´labum totalmente instrumental e particularmente cativante. Foi brilhante a actuação no SBSR 2007 quando Satriani nos visitou pela primeira vez em muitos anos e ao tocar várias músicas deste álbum conseguiu muita gene fazê-lo perseguir na sua guitarra.

Talvez por ser um auto-didacta Satriani não se deixe ficar enredado por esquemas clássicos e pouco inovadores, o maio exemplo é talvez o virutoso Yngwie Malmsteen, muito bom técnicamente, mas muito fraco na criatividade. A capacidade de criar um ambiente, e transmitir uma dada sensação através de um instrumento é de facto uma virtude de que poucos possuem. Logo em Friends vemos um guitarra que produz empatia e proximidade, e ao mesmo tempo em Cryin' nos envolve numa atmosfera de tristeza. A guitarra de Satriani reporduz tudo isso com intensidade. Não surpeende que em todos os G3 toque sempre mais que uma música do seu famoso álbum, porque o público adere a elas como se tivessem, mesmo, letras.

Mas não é apenas na sua grande habilidade como solista que se fica Satriani, ele produz riffs não muito conhecidos, mas dos melhores que sairam de uma 6 cordas, caso de War ou Extremist, em que Satriani puxa uma vez mais da sua velha harmonica e cria uma dualidade de solos entre os dois tão próxima e natural as suas raízes blues. O álbum é todo ele merecedor de atenção, mas ainda melhor é com certeza Rubina's Blu Sky Happiness, uma das malhas melo-dramáticas mais bonitas de sempre, com um riff sacado quase de um bandolim, ou um banjo com uma tonalidade muito country, a lembrar um ambiente bucólico e mais uma vez a demonstrar Satriani como um solista natural. Mas a maioria das pessoas reconhecerá este álbum pela Summer Song, uma das suas músicas intrumentais mais reconhecidas, onde Satriani saca o seu taping/fretting de mão esquerda no braço e recria assim um movimento inédito.
Eu diria que para além de Jimi Hendrix, o estilo de Satriani receb claramente influências de David Gilmour, seja nos Floyd ou a solo, mas principlamente a solo. Satriani localiza-se a par de Gilmour nos blues num contexto progressivo. Quem ouvir o primeiro álbum de David Gilmour a solo, penso que fará elucidado. Bastará ouvir Mihalis.A partir deste álbum a guitarra eléctrica volteou do torpor que atravessou nos anos 80 e levou de batida os sintetizadores, e recuperou peremptóriamente o seu posto na história do rock. Oiçam e não hesitaram em acompanhar a guitarra.....

Sem comentários: