quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OPETH - THE ROUNDHOUSE LONDON (2008, PEACEVILLE)

Por esta altura já devereis ter reparado que esta é a minha fase Opeth. Todos os temos as nossas taras. E se fossemos todos perfeitamente equilibrados, poucos males viriam ao mundo. Também reparasteis que os Opeth são uma das bandas mais aclamadas do momento na cena de Death Metal progressivo, coisa que os lonfrinos foram dos primeiros, fora da Suécia a constatar. Não é por acaso que o impulso dos Opeth se deve ao sr. Steven Wilson, vocalista/guitarrista dos Porcupine Tree.
Quem olhar com algum detalhe para o próprio DVD pensará tratar-se de uma edição independente. Não é bem assim. Os Opeth abandonaram o contrato que tinham com a Sony e passaram a deambularum pouco por várias editoras até criarem raízes na Roadrunner. A Peaceville não perdeu tempo e lançou logo uma edição (quase) de luxo para proveitar os créditos. Na verdade fica aquém do famoso concerto no Shepherd's Bush Empire, o famoso Lamentations. com perto de 2 horas e meia de concerto, bate em larga medida esta edição. A favor, tem este, uma larga entrevista com a banda. Para além de um livro melhor e mais completo. Porque de resto é só capa bonita. Até o reportório de Lamentations é superior ao de Roundhouse.
O álbum Ghost Reveries tinha acabado de ser lançado e por isso o álbum foi frequentemente visitado. Ghost of Perdition foi lanaçado assim de rajada com ferocidade para o público que é aliás bem conhecedor. Mas foi Blackwater Park o álbum que revirou a carreira dos Opeth e por isso a canção homónima foi metida bem a meio do reportório. E mesmo grandes momentos de carreira para como Windowpane de Damnation foi revisitado. Até a uma viage pela história até Throught Pains to Heaven dos Nosferatu. Bom Para os fãs basicamente.

Sem comentários: