terça-feira, 18 de agosto de 2009

MASTODON - WORKHORSE CHORNICLES (2005, RELAPSE RECORDS)

Os Mastodon são, de repente, banda que corre na boca de meio mundo., Meio mundo daqueles que gostam de som pesado, carregado, agressivo, mas do bom. Depois de todas estas condicionantes não são tantos assim os que conhecem Mastodon. Basta ver peças salas que foram percorrendo, clubes nocturnos americanos e europeus, até começarem a preencher as tardes solarengas dos festivias de verão. digam o que disserem, os Mastodon são uma grande banda, em toda a sua extensão. Desde o virtuosismo técnico, até à exteriorização da imagem pelo artwork fantástico. Engraçado é que aquelas bandas menos conhecidas coneguem exceder quaisquer expectativas, mas expectativas objectivas, para que não estejamos tentados a dizer que por não conhecermos uma banda essas expectativas são sempre baixas. Nada disso.
Este DVD, o único que lançaram até agora, sem contar com as edições especiais dos álbun contêm extensas actuações ao vivo, onde apesar do amadorismo predominar, a qualidade de imagem e som não enveredam pelo mesmo caminho. Para além de que somos dados a conhecer, como é habitual já nos documkentários da banda vários detalhes das suas vidas pessoais, pelo que boa parte do filme é um relato meio cómico, estilo «humor sem guito», de como a banda nasceu e veio a ser o que é hoje. A história é engraçada, mas não ultrapassa a do viedo caseiro (home video) que outras já fizeram. Pasa por pielas e estardalhaço, e falar com sem-abrigo, entre pitras peripécias. Muito similar ao Vulgar Video dos Pantera.
Por outro lado tem um prato forte que é o de documentar ao vivo paraticamente todo material que banda tinha escrito até então. Os trabalhos são material já antigo da banda, e incide apenas e exclusivamente sobre o Leviathan e o Remission, discos que foram amplamente aplaudidos pelos críticos, que reviam nos Mastodon uma lufada de ar fresco no Metal. Pode-se assistir à destruição ao vivo em músicas como Crusher Destroyer, March of the Fire Ants, Ole Nessie, Crusher Destroyer, Elephant Man, Where Strides The Behemoth e do memorável Leviathan, Seabeast, Blood and Thunder e a potentissíma Hearts Alive. Tudo o que tinham feito puseram na memória do DVD, com bastante material incluindo vídeos, e muitos bónus. A extensão, e o facto de documentar todas as origens da banda faz deste uma boa compensação.

Sem comentários: