BONS LIVROS SEMPRE À ESPREITA....

Pois todos os textos que vinham nos manuais, tenho a nata, praticamente, em livro, podendo esfolhear, analisar as figuras de estilo, as categorias semânticas, morofológicas e sintáticas, o sentido denotativo e muito conotativo de cada elemento da lírica portuguesa e não só. Havia muitos por one escolher, mas acabei por negar a prosa de Mário Sá-Carneiro. O que me interessava era apenas a poesia. Como não conhecia o despoletar da Geração de Orfeu com a poesia finissecular de Camilo Pessanha, deixei-o para outra oportunidade. Fiquei pelo Fundador da nossa língiua Luiz de Camões e a mestria do ortónimo pessoano em A Mensagem, que foi sempre o que mais me fasxcinou. Mas o ego feminino não ficou de parte.

Trouxe a melancolia e a paixão soberbas de Florblea Espanca que para mim tem uma simbologia deveras especial. Foi no Externato de seu nome que eu tomei conhecimento com a língua portuguesa, nossa pátria-mãe como diz Fernando Pessoa. Posso dizer que é o mais volumoso.
Atravessando o momento mais estrito do regime, viver naquela altura era tudo menos fácil para as mulheres. Por isso pego com respeito em excertos do Livro de Soror-Saudade, do espírito apaixonado, o anseio libertador fatalista. De certa maneira, Florbela é uma Antero de Quental novecentista. O romantismo continua lá, mas num contexto bem mais bucólico, lembrando as paisagens virgens não raramente alentejanas, onde o suor dos trabalhadores era vertido em cada minuto. A vida dura e muitas vezes assaz.
De Camões o brilhantismo e génio renascentista, a paixão do herói nos sonetos Amoroso. Claro que constaria poemas como o Amor é Fogo, que exponenciou ó seu génio lírico e enriquecinmento da língua portuguesa. A língua portuguesa é, sem dúvida a língua de Camões. Dá razões para ter orgulho.
De Fernando Pessoa obrtemos a nossa (quase) 2ª epopeia. ao contrário de Os Lusíadas, A Mensagm é uma obra épico-lírica, por se desviar dos padrões formais rigídos que caracterizou a Geração de Orfeu, mas que caracterizava o classicismo e o parnasianismod e Cesário Verde. Outro elemento relevante desta colecção impressionante....
1 comentário:
:)
boa leitura!
abraço,
r.
Enviar um comentário