quarta-feira, 11 de março de 2009

PORTUGAL NA ROTA DOS MELHORES CONCERTOS



Apesar de estarmos numa crise financeira profunda que afectou, em muito, a designada economia real, que na minha opinião é a única que interessa. Mesmo assim o mercado do espectáculos está em forte crescimento e expansão.

Para Alvalade, os AC/DC preenchem o interregno de 13 anos em terras lusas, desde que nos visitaram pela última vez em 1996, com Joe Satriani a abrir. só que esta «pendinha» não é acessível a todos os bolsos. Imagino o caché necessa´rio, para trazer os irmãos Malcom e Angus Young, e os seus riffs extra-ordinários. Oque lhes vale são os clássicos e as carreiras...

O Festival Alive afirma-se como um dos melhores a nível europeu. Tão forte que traz consigo muitos estrangeiros, que faz com que não se torne apenas dependente do público alvo nacional. Este ano o dia do metal foi reforçado. Como este ano não há Rock In Rio, a Everything is New implementa o seu porta-estandarte, com mais força ainda do que o dia 5 de Junho de 2008 - Metallica, Slipknot, os recém-chamados Machine Head, Lamb of God e Mastodon, fazem um dia único para o pessoal do Metal. Também temos o dia alternativo com mais um grande nome, David Mattews Band e o já confirmado Chris Cornell. Por um momento seria bom trazer os Muse para o dia intermédio.

Começa também já avançlar o alinhamento para Paredes de Coura. Nada mais, nada menos que os Franz Ferdinand como cabeças de cartaz para um dos 4 dias. A organização cojunta da Ritmos/Everything is New apostam forte na Praia Dluvial do Tabuão, que já goza como um dos melhores festivais senão da Europa, com certeza da Península Ibérica.

Nisto tudo a Música no Croação quer rejuvenescer das cinzas e trazer para a ribalta, sem sucesso por enquanto, o seu Super Bock Super Rock. Realmente nomes como a Duffy, só servem para competir para a peneirice do Rock in Rio, que trouxe Amy Winehouse. Estas manobras comerciais podem muitas vezes sair caro, por muito dos nomes não se conjugarem convenientemente e causarem dissabores. Ainda me lembro do melhor SBSR há 3 anos, em que Alice in Chains, Deftones e Tool arrasaram por completo todos os outros Festivias desse ano. Pujança de outros tempos....

1 comentário:

Anónimo disse...

...franz ferdinand... gostava tanto tanto....