sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FRANK ZAPPA & THE MOTHERS OF INVENTION - IN THE 60'S (pLASTIC HEAD STUDIOS)

A discografia de Frank Zappa era algo, a que poucos artistas se podem dar ao luxo, que poderia muito bem ser objecto de tratado. Não só por ser uma figrua importante no seio da fusão jazz/rock, mas também pela sua característica própria de aproximação à música - carregada de humor. Os Mothers of Invention foram a sua primeira banda de assalto, naqueles que viriam a ser uma das década masi produtivas em termos de música popular, lato sensu. Nunca nenhum artista se quis etiquetar pelo período de uma época, porém a vaga revivalista que subtilmente se quer fazer sentir e renascer, faz com que a música de Zappa seja produto de uma época. Ou então querem segmentar a sua música, quase com se houvesse várias fases de Frank Zappa.
É bem possível que sim. Este foi dos anos mais produtivos na m´sucia e também para Zappa, que lançava mais do que um álbum por ano, e em mais do que um ano fê-lo, tornando-se um feito em termos de criatividade musical muito pouco igualável.
Este configura-se como um tipo de DVD, que surge e aquele que para mim faz mais sentido. Acho que o DVD Concerto não é de perto, nem de longe, tão interessante como este tipo de DVD comentário que The 60's pretende ser e de facto é-lo. Depois da parafrenália de Does Humor Belong in Music?, que mostra uma das singularidades de Zappa, In the Sixites, é um desmistificador. Relata o percurso da banda quase na 1ª pessoa pelos principais elementos da banda: Jimmy Carl Black, Bunk Gardner, Don Preston and Art Tripp, e a relação esquizofrénica com o seu mentor. além disso é um relato fidedigno, confirmado pelos seus principais representantes. Trabalho planeado e construído pelos respeitáveis Kim Fowley e Billy James, que se esforçam por demonstrar o verdadeiro perfil de uma verdadeira lenda.
Zappa muitas vezes tornava-se uma persinagem bastante difcíl de conviver pois era extremamente rigído no espaço do estúdio, completamente anti-drogas durante o perído criativo, concedendo muito pouco espaço aos restantes membros para desenvolverem as suas ideias.
In the 60's ajuda a compreender a mentalidade da época, muitas vezes inacessível, e por vezes incompreensível da época, data de uma verdeira revolução cultural onde a música, aliada às drogas ajudoou à emancipação de valores, atitudes e de várias minorias, entre os quais os jovens, que na altura eram vistos apenas como potenciais adultos e seres humanos com plenos adireitos ainda por atingir, completamente dependentes face ao poder paternal. Certamente um bem felicitará os fãs de Zappa e do rock fusão em geral, conta com momentos bastante hilariantes para preencher o seu serão.

Sem comentários: