sábado, 3 de janeiro de 2009

ANJOS CAÍDOS DE PHIL JOANOU (1990, ORION PICTURES)


Finalmente os canais TVCine, que já mudaram de nome para aí umas 50 vezes, puseram um clássico muito pouco reconhecido. A história pode ser repetitiva, muito em causa do Óscar que Francis Ford Copolla ganhou com o padrinho, que definitivamente marcou o género dos filmes do crime organizado, que por mais usados que possam parecer, nunca ficam de «demodé». Para um filme deste género singrar não pode nunca faltar um grande elenco. E se o viram talvez ainda coloquem mais em dúvida a originalidade do excelente Departed: Entre Inimigos.
Neste momento, Sean Penn, Ed Harris, Gary Oldman e Robin Wright são potenciais estrelas em ascensão. De facto, já o são, apenas lhes faltam os Óscares de melhores actores que viriam a ganhar. O talento está lá, em particular o de Gary Oldman, o irmão do chefe do clã criminoso irlandês de Nova Iorque - Frank Finnerley - personificado na pele de Ed Harris.
Sean Penn é Terry Noonan, um americano de descendência gaélica, com fortes ligações à terra de S. Patrício. Subitamente regressa, sem avuiso prévio, encontrando-se com Jack Finnerley (Gary Oldman) num bar de um bairro de Nova Iorque controlado pelos Irlandeses. Cedo nos apercebemos que Noonan se quer infiltrar na organização da máfia irlandesa, quando o seu melhor amigo lhe conta que o seu irmão mais velho é agora líder do clã. Frank desconfia deste regresso repentino de Noonan e está preocupado com o seu passado, sobretudo, proque Noonan esteve envolvido num tiroteio num negócio de droga. Parece-nos um Billy Costigan Jr. (Leonardo DiCaprio) de Entre Inimigos, só que 16 anos antes, e não estamos em Boston mas em Nova Iorque.
A construção é sempre a mesma, entre todos os filmes de gangsters, e encontramos sempre um com vários parafusos a menos (Gary Oldman em Anjos Caídos e Joe Pesci em Tudo Bons Rapazes, Ray Winstone em entre Inimigos), mas agarram-nos sempre até ao fim, com uma imensa brutalidade. Noonan começa a fazer pequenos trabalhos, intimidações, destruição de propriedade alheia, extrosão, ou até, um eventual «acidente» pessoal. Depressa reata laços com o seu passado esquecido, tal como a juventude de Jesus, ninguém sabe o que Noonan fez durante 10 anos, o que preocupa todos os Finnerley, até Kathleen (Robin Wright Penn), o seu primeiro amor, que acaba por os reenvolver.
Durante o filmne denotamos a densidade psicológica que envolve, pois ele é um polícia envolvido infiltrado no clã dos seus amigos mais intímos. A culpa acaba por corromper a sua sanidade, e deixá-lo num desespero, num confronto entre cumprir o seu dever e a lealdade aos seus amigos. Lealdade que rápidamente será substituída pela vingança, quando a sobrevivência no mundo do crime organizado impede a existência de laços de amizade e afecto mesmo entre a família.
Apesar de os filmes de Gangsters serem estruturalmente similares, os finais podem nem sempre coincidir, embora sejam sempre fatais. Até há cenas de igual brutalidade e míticas, como o banho de sangue no bar de Nova Iorque. Nenhum filme de Gangsters pode sobreviver sem um grande elenco e State of Grace/Anjos Caídos, é um exemplo claro disso.

Sem comentários: