ANJOS CAÍDOS DE PHIL JOANOU (1990, ORION PICTURES)

Finalmente os canais TVCine, que já mudaram de nome para aí umas 50 vezes, puseram um clássico muito pouco reconhecido. A história pode ser repetitiva, muito em causa do Óscar que Francis Ford Copolla ganhou com o padrinho, que definitivamente marcou o género dos filmes do crime organizado, que por mais usados que possam parecer, nunca ficam de «demodé». Para um filme deste género singrar não pode nunca faltar um grande elenco. E se o viram talvez ainda coloquem mais em dúvida a originalidade do excelente Departed: Entre Inimigos.
Neste momento, Sean Penn, Ed Harris, Gary Oldman e Robin Wright são potenciais estrelas em ascensão. De facto, já o são, apenas lhes faltam os Óscares de melhores actores que viriam a ganhar. O talento está lá, em particular o de Gary Oldman, o irmão do chefe do clã criminoso irlandês de Nova Iorque - Frank Finnerley - personificado na pele de Ed Harris.
Sean Penn é Terry Noonan, um americano de descendência gaélica, com fortes ligações à terra de S. Patrício. Subitamente regressa, sem avuiso prévio, encontrando-se com Jack Finnerley (Gary Oldman) num bar de um bairro de Nova Iorque controlado pelos Irlandeses. Cedo nos apercebemos que Noonan se quer infiltrar na organização da máfia irlandesa, quando o seu melhor amigo lhe conta que o seu irmão mais velho é agora líder do clã. Frank desconfia deste regresso repentino de Noonan e está preocupado com o seu passado, sobretudo, proque Noonan esteve envolvido num tiroteio num negócio de droga. Parece-nos um Billy Costigan Jr. (Leonardo DiCaprio) de Entre Inimigos, só que 16 anos antes, e não estamos em Boston mas em Nova Iorque.
A construção é sempre a mesma, entre todos os filmes de gangsters, e encontramos sempre um com vários parafusos a menos (Gary Oldman em Anjos Caídos e Joe Pesci em Tudo Bons Rapazes, Ray Winstone em entre Inimigos), mas agarram-nos sempre até ao fim, com uma imensa brutalidade. Noonan começa a fazer pequenos trabalhos, intimidações, destruição de propriedade alheia, extrosão, ou até, um eventual «acidente» pessoal. Depressa reata laços com o seu passado esquecido, tal como a juventude de Jesus, ninguém sabe o que Noonan fez durante 10 anos, o que preocupa todos os Finnerley, até Kathleen (Robin Wright Penn), o seu primeiro amor, que acaba por os reenvolver.
Durante o filmne denotamos a densidade psicológica que envolve, pois ele é um polícia envolvido infiltrado no clã dos seus amigos mais intímos. A culpa acaba por corromper a sua sanidade, e deixá-lo num desespero, num confronto entre cumprir o seu dever e a lealdade aos seus amigos. Lealdade que rápidamente será substituída pela vingança, quando a sobrevivência no mundo do crime organizado impede a existência de laços de amizade e afecto mesmo entre a família.
Apesar de os filmes de Gangsters serem estruturalmente similares, os finais podem nem sempre coincidir, embora sejam sempre fatais. Até há cenas de igual brutalidade e míticas, como o banho de sangue no bar de Nova Iorque. Nenhum filme de Gangsters pode sobreviver sem um grande elenco e State of Grace/Anjos Caídos, é um exemplo claro disso.
Sem comentários:
Enviar um comentário