domingo, 15 de junho de 2008

Raconteurs - Consolers of The Lonely


Sempre tive uma tendência um pouco frustrante até para comparar as duas bandas de Jack White. De facto elas são duas faces da mesma moeda, dois ramos distintos da mesma família, quase que o némesis, têm tudo e nada a ver um com o outro. Alguns até poderiam arriscar dizer que os Raconteurs são uma banda um pouco mais composta que os White Stripes que são uma forma um pouco mais crua do mesmo rock. Eu, no entanto inclino-me mais para os Raconteurs exactamente pela simplicidade que não têm os White Stripes, eles são o brigadeiro da arte de Jack White, ao passo que os White Stripes são o pastel de nata. Apesaer de os White Stripes serem uma banda das minhas preferências, tanto pela sua originalidade como pelo ícone que representam, os Raconteurs estão sem dúvida acima na minha consideração. Basta ver pela abertura em Consoler of The Lonely, com uma batida de bateria bem projectada, bem sonora e o riff de guitarra bem colocado. Eu diria que Jack White tem todo o suporte que precisa para se soltar em Raconteurs mais intrumentalmente que vocalmente. Visto que Brendan Bernson compartilha também esse fardo. Jack Lawrence dá profundidade à música com o seu baixo clássico e o suporte blues em que a guitarra de White se baseia. Consoler of the Lonely é uma das grandes músicas de rock n' roll deste século, pelo menos até já, senão pelo menos deste ano. Juntamente com os Queens of The Stone Age, os Raconteurs são um dos melhores representantes desse movimento.
Salute Your Salution não é para menos, e é importante sobretudo o baixo com efeito distorcido, e a troca de vozes entre Benson e White a resultarem perfeitamente, e as incursões pelos teclados que se viram em Icky Thump a darem também os seus frutos aqui. Curiosamente o dualismo reflecte um pouco a ironia no pleonasmo evidente do título da música. Uma troca de saudações entre os dois amigos que fazem a música não só como profissão mas um campo de troca de amizades. Fazia falta nesta faixa um bom solo à Mr. White, em vez do recurso sistemático aos teclados, mas instrumentalmente o cerne da música integra-se no efeito estranho que o órgão dá à música.
As melhores faixas encontram-se no início do álbum. You don''t understand me é uma excelente balada, bem compassada, e com um tema que me é bastante caro e se calhr não tão evidente como seria de esperar de uma balada. isso torna-a característica, o facto de abordar a incompreensão entre duas pessoas, ou a recusa de compreensão, presumivelmente entre dois amantes. As letras nesta balada estão bastante bem conseguidas, e o cunho progressivo que se desenvolve já perto do fim da música com destaque para os teclados que antecedem o final muito bem articulado com a guitarra que tem um solo um pouco timído mas bastante preenchedor. A minha preferidoa é a melodramática, bluesy Old Enough, sem dúvida a melhor do álbum. White e Benson a recorrer aos seus ídolos da baída de Mississipi definitvamente. Uma letra bastante simples, no entanto o tom da música e a secção crescente em descendo a escala muito bem conseguido. Importância dos violinos que preenchem a música, e dão-lhe com certeza um carácter nostálgico e triste que a música vai esbatendo, talvez pela mensagem de que a esperança vem com a humildade e a paciência. Um excelente solo de guitarra, se bem que curto, mas muito bem adequado.
Outras grandes marcas do álbum é, com certeza, Many Shades of Black. O potencial vocal de Jack White é imenso revela-se nesta balada, assim como as letras. As escritas conjuntas com Benson mantêm-se, e vieram para ficar, se bem que na performance, White assuma um pouco de protagonismo despremitado, mas talvez inevitável. Em contraste com Broken Boy Soliders, este álbum é bem mais preenchido, e com mais faixas. Ao que parece Broken Boy Soldiers parece um álbum experimental, mas em Consolers of The Lonely nota-se que esta banda é um projecto bem mais sólido que se manteve na base da amizade e comporeensão mútua. Uma paixão pela inovação e experimentalismo e com uma complexidade acrescida que os White Stripes não têm caso disso é a Hold Up e a marcha The Swicth and the Spur.


1 comentário:

Anónimo disse...

a many shades of black é uma das melhores músicas deste ano. na minha humilde opinião claro...