segunda-feira, 3 de novembro de 2008

UM SUSTO DE FILME 2, DE KEENEN IVORY WAYANS, DIMENSION FILMS


Ontem tive a (in)feliz experiência de ligar o televisor para uma cadeia de canais que já mudou 50 vezes de nome, o TVCine 1. Numa paródia ao dia das bruxas, os amigos da lusomundo decidiram passar de rajada, os três primeiros filmes da tetrologia Um susto de Filme (Scary Movie). Como se pode perceber, Scary Movie é um projecto de família, visto que Wayans pulvilha quase todos os espaços dos créditos finais.
Deixie o pre-fixo in entre parênteses porque és um daqueles filmes que deve haver um ritual de preparação para o ver, nomeadamente, com pequenas plantinhas que fazem muito fumo, de se tratar de uma paródia tão estupida, o que a sobrevaloriza em hilariante. E não apenas isso, temos de assistir a todos os «êxitos de bilheteira» de terror dos anos anteriores à produção do mesmo para nos grizarmos até à nossa sepultura.
Obviamente o humor é tudo menos inteligente. Mas lá por não ser inteligente, não deixa de ser humor, com o seu cómico de situação parvo, não diria mesmo estúpido que proporciona um bom serão, especialmente numa sauna de fumo.
Até o próprio sub-título é uma paródia à pre-quela. Isto proque Um Susto de Filme 1 dizia «No Mercy.- No shame. No sequel», um que por si só já é um gozo, quando numa cena cortada, todos os personagens no filme original morreram. O dia das bruxas passou e por isso quis-se tirar bom partido disso. Um susto de Filme 2 gira em volta da paródia do filme a Mansão com Liam Neeson, Catherina Zeta-Jones e o malfadado Owen Wilson. O filme contém numeroras referências cinematográficas a outros filmes, pois é nisso que o filme se baseia. Aproveitando para cair também na porcalhice, quando Cindy se vê obrigada a «aquecer» o companheiro. Para além de cenas sobre Anjos de Charlie, existe cómico de situação sobre Hannibal, ou mesmo Matrix Reloaded.
Nunca um filme rendeu tanto a plagiar descaradamente, ams o intuito em si é, deveras, original. Aliás, acabou por cirar quase que um género novo, e para o fazer foi preciso ter alguns conhecimentos cinematográficos e uma boa dose de pedrada. Ou mnão fosse escrito pelos irmãos Wayans, e a fraca produção vê-se nos pouco conhecidos autores, a alguns «músicos» que fazem um pézinho no cinema. é um projecto de família e isso entende-se. De facto, a Dimension filmes limitou-se a servir como distribuidora, pelo que o fraco nível de produção, além de ser um facto, é bastante bem aproiveitado como elemento de paródia, e serve para a gargalhada geral. Ideal, para quem não tem mais nada que fazer. De resto, foi um dos filmes relativamente mais lucrativos.

Sem comentários: