segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ÓSCARES - PRÉMIOS E NOMEAÇÕES 2009: A GALA DOS 81º PRÉMIOS DA ACADEMIA


Só quem não sabe como funciona a mecânica da atribuição dos prémios da Academia Americana de Belas-Artes e Cinema, não compreende como certos prémios podem ser atribuídos. Para além da influência dos sindicatos e das produtoras/estúdios cinematográficos na tribuição dos prémios por um sistema de voto muito duvidoso, o factor carreira e várias vezes nomeado para aquela categoria tem muita influência hoje em dia. Se antes conseguíamos perceber como um filme como Apocalypse Now fora apenas nomeado para categorias secundárias, hoje ficamos a duvidar como Kate Winslet poderá ter recebido, após tantas nomeações, ou se Heath Ledger não tivesse falecido, teria recebido o galardão da mesma forma. Mais longe poderíamos imaginar como os épicos hoje em dia estão completamente afastados do cenário e dos prémios.....
Muito podem ter a sorte de se tratar de um ano fraco, e receberem um galardão por se tratar da melhor mancha na toalha. Este ano não foi o caso. Havia muitos e bons filmes, e o facto de o regresso dos argumentistas em grande se ter restabelecido, haverá, na minha opinião algum objectivismo na atribuição dos prémios que nem sempre é possível a 100%, e portanto com algum subjectivismo temos sempre que contar.
Melhor filme - «Quem Quer Ser Bilionário?» de Danny Boyle poderá ter sido uma escolha acertada. Foi, por certo, uma supresa nas nomeações. um filme singular, certamente, bastante cativante, cujo realismo levantou as suspeitas do grande escritor Salman Rushdie, captando, segundo ele, «impossibilidades atrás de impossibilidades». O estranho Caso de Benjamin Button afastou assim o mérito reconhecido a David Fincher por mais uns anos, provavelmente.

Melhor Realizador - Repetiu o feito, que já tem sido comum desde há alguns anos a esta parte, cumular melhor filme com melhor realizador. Danny Boyle conquistou o melhor prémio da carreira, embora que por este ponto de vista, em termos de carreira, não é tão boa quanto a de David Fincher, na minha opinião. O que torna este prémio mais merecido, pois a técnica que ele desenvolveu, em especial neste filme foi espantosa. O realismo e a captação de cenas únicas, o realizador de Trainspotting conseguiu converter os fundos comunitários num sucesso.

Melhor Actor - Também tem sido frequente, há algum tempo não cumular os actores com o filme, ou a realização e a parte técnica. Hoje, parece que propositadamente, se quer abranger os prémios o mais possível, para poder galardoar vários projectos. Sean Penn reforça a sua posição, e mostra-se nitidamente alguma timidez em premiar o mérito de alguns actores como Mickey Rourke que está afastado da imagem de prestígio hollywoodesca e que bem merecia este Óscar, assim como algum acompanhamento das correntes políticas em Washington. Fica a dúvida se McCain ou um outro repúblicano mais conservador estivesse no poder, poderia o resultado ser diferente. Fica aqui os parabén ao actor Frank Lagellan pelo seu papél de Richard Nixon, ao qual também seria bem atribuído o melhor prémio e alguma decepção, penso eu, pelo afastamento de Brad Pitt, que demonstra um amadurecimento e cada vez melhor na representação.

Melhor Actriz - Kate Winslet recebe assim o prémio pela sua carreira. Provavelmente nem terá sido a sua melhor actuação, mas merecia-o em anteriores actuações. Meryl Streep fica afastada e mantém o record de nomeações, porque é uma actriz extraordinária. Concordo também que talvez o prémio devesse ter sido entregue a Angelina Jolie, que reflecte muito melhor o drama de Eastwood, A Troca. Papél bem mais dificíl que o de O Leitor.

Melhor Actor Secundário - Fica assim entregue a Heath Ledger o prémio, que se aproxima bem mais da homeangem, que outra coisa. Era um jovem com talento, sem dúvida. Mas fica a dúvida: se Heath Ledger estivesse vivo, teria o resultado sido diferente? Se sim, é melhor os actores cometerem suicído, para se tornarem num Rembrandt, ou Van Gogh. Josh Brolin também esteve muito bem.

Melhor Actriz Secundária - Espanha é um país que supreende tudo e todos. Cada vez mais, seja no desporto, na taxa de desemprego, ou no cinema. Lá tinha que a Penélope falar um pouco de castelhano para não destoar. Penso que A Dúvida é um filme bastante interessante, e que Amy Adams e Viola Davis poderiam ter tido outros créditos. Mas hoje já ninguém quer martelar na religião. Estamos todos no lado direito de Deus.

Ainda que não muito flagrantes, os Óscares manifestam-se cada vez mais prémios de tendência re de acordo com os cartéis de cinema e os sindicatos de voto existentes em Hollywood. Mas este ano a produção musical foi mutio boa, e o Melhor Filme Estrangeiro foi uma surpresa com Departures de Yojiro Takita, categoria que tem ficado um pouco nas sombras. Melhor Filme de Animação só podia ser WALL.E. De resto, são categorias interessantes, mas não proeminentes. Seria bom que os Óscares perdessem um pouco a importância e dessem lugar de destaque a outros Prémiso como a Palma d' Ouro ou urso de Ouro, ainda só atribuídos ao cinema alternativo.

3 comentários:

vates disse...

sean penn tem uma performance excelente e é claramente merecedor do oscar, apesar de não ser surpresa alguma que ficasse de fora.

Meryl streep, era de facto, a minha favorita, mas a kate winslet é de facto uma grande actriz.

=D

Anónimo disse...

muito bem escrito este texto.

envergonha-me o facto de praticamente não ter(mos) ido ver nenhum dos filmes em competição... mas enfim, é uma falha que pode ser colmatada a qualquer momento.

ricardo disse...

:)

concordo contigo e com tudo o que escreveste: o David Fincher merecia o óscar pelo excelente filme que realizou; a Angelina Jolie também; o Sean Penn esteve igual a si mesmo, mas o Mickey Rourke surpreendeu e por isso deveria ter sido ele a ganhar; Heath Ledger recebeu o óscar que lhe foi negado com o filme "Brokeback Mountain"; etc, etc, etc...sinceramente acho que Hollywood piscou o olho a Bollywood...pessoalmente, acho que a única atribuição merecia, mas tardia, foi o óscar que o Jerry Lewis ganhou: considero-o o melhor actor de filmes de comédia de todos os tempos...enfim....

excelente post!

abraço,
r.