sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

RORY GALLAGHER - MAESTRO DO BLUES-ROCK

Para muitos mencionar o apelido Gallagher ficará eternamente associdado ao pop rock britânico regado de cerveja dos Oasis que, de facto, não se lhes pode ficar indiferente seja pelo amor, ou pelo ódio que se pode nutrir por uma banda tão polémica e que, no entanto, não desiste.
Mas felizmente Rory Gallagher nada tem que ver com o clã de Manchester e externos fãs do nosso menino, e do seu amigo e rival Ronney. Rory Gallagher vem da ilha gaélica e herdeiros do Sinn Féin.
O seu trabalho começou bastante antes dos seus conterrâneos Thin Lizzy que se tornariam célebres na passagem do hard-rcok para o heavy-metal. Taste foi o grupo que o acompanhou nos anos 60 até ao proeminente Festvial de Rock Britânico, o Isle of Wight, onde os Free teriam também um dos grandes momentos da sua carreira, e os Who, um dos grandes concertos das suas carreiras, e ainda na helvética cidade de Monreaux onde outras bandas de rock teriam presenças memoráveis como os Yes, e os Queen que chegaram a ter aí um estúdio.
Depois da separação dos Taste rory Gallhagher prosseguiu a sua carreira a solo, assistido do seu coelga e amigo baixista dos Taste, Gerry McAvoy.
Nos anos 70 produziria 10 álbuns sendo a sua década mais produtiva, o que não é de estranhar pois os anos 70 foram os anos da hegemonia do rock, e por consequência do seu instrumento mais emblemático, a guitarra. Mas seria com Deuce que atingiria o seu máimo potencial, sendo designado como dos melhores álbuns de R&B.
O seu álbum ao vivo mais significativo seria, sem dúvida, o Irish Tour '74. Fiél e leal à sua pátria, Gallagher quis percorrer o seu país de lés-a-lés, acompanhado de uma excelente companhia de músicos com Ron DeAth na bateria Lou Martin nos teclados, e do trabalho de realização técnica do ainda desconhecido Tony Palmer. A digfressão documentada contaria documentaria assim a abordagem caracter´sitica e intensa dos blues pelo irlandês, que se destronaria, ainda que momentaneâmente, Eric Clapton do topo do ranking dos Guitrristas da prestigiada Melody Maker.
Este mesmo alinhamento musical acompanhá-lo-ia nos grandes álbuns que produziria de seguida nomeadamente o againdt The Grain, Calling Card e os emlemáticos ícones do hard-blues rock Photo Finish e Top Priority que foram produzidos pelo Sr. Baixista dos Deep Purple, Roger Glover.
Rory Gallagher foi também conhecido pelas suas jam sessions em que colaboraria com grandes senhores do blues como Muddy Waters, muito influente em Jimi hendrix, e Jerry Lee Lewis. Para além disso foi responsável pela adaptação da cítara no contexto do hard-rock, a menina de George Harrison.

Infelizmente Rory gallagher fez parte daqueles génios que sobreviveram alguns anos ao síndrome da estrela de rock. Morreu quarentão, tal como Frank Zappa, a 14 de Junho de 1995, na Holanda, devido ao abuso de consumo de alcool e drogas, que tomava para evitar a sua fobia de viajar de avião.

Sem comentários: