segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ANTHONY PHILLIPS - THE GEESE AND THE GHOST (1977, PASSPORT RECORDS)

«Ant Phillips» será o elemento dos Genesis mais discretoe, talvez, um dos menos reconhecidos pela generalidade dos fãs de Genesis e, contudo, ele é o mais identificável com o verdadeiro som dos Genesis, que enveredou pelo rock artístico e progressivo com elementos tipicamente pastorais e medievais. Ele foi o primeiro elemento essencial a bandonar o grupo o que abalou e bastante o gigante dos bastidores dos Genesis Mike Rutherford. Tão cedo foi ele substituído, devido ao seu pavor em lidar com audiências expectantes que nnuitos dos ouvintes não conseguem entender tanto o seu valor artístico, como a sua importância nos Genesis. Basta comprrender assim que ouvimos o seu primeiro álbum a solo - The Geese and The Ghost - que facilmente depreendemos que foi Steve Hackett que teve de se adaptar ao estilo e ao legado de Ant Phillips. Musical Box e uma grande substância de Foxtrot cosntruído a partir dos Genesis de From Genesis to Revelation ou Trespass. Só em em Selling England By The Pound pode Steve Hackett desdobrar-se e demonstrar todo o seu talento na bela 6 cordas.
O pavor de Ant Phillips não se coíbe e, cedo, voltou à criação de música critaiva e inspiradora. E nem por isso deixou de contar com o seu velho companheiro Mike Rutherford que não apenas produziu o álbum do seu velho amigo de Charterhouse como co-escreveu grande parte das canções. Para além disso um colega dos Genesis, mas não do seu tempo, Phill Collins, contribuiu com os vocais para o álbum.
Como não podia deixar de ser o álbum dá-nos uma nostalgia quase infantil, e no entanto, preenchida de maturidade, com um abiente pastoral esculpido em estórias de princípes e princesas e contos de fadas. Numa caracterísitca inteiramente progressiva surge-nos um álbum inteiramente conceptual com importantes referências bibliográficas, tanto pelo Wich Way The Wind Blows a invocar Emily Brönte, ou pelo magnânimo Tolkien que pulverizou toda a fantasia do rock nos anos 60 e 70.
A guitarra é o elemento essencial, não fosse Ant Phillips responsável por uma das actuações mais a caracterísitcas da guitarra na história do Rock em The Knife. A guitarra é o veículo de tranporte, é o mítico contador de histórias, e poucos conguem conceber ou contrabalançar o melodismo de If I Saw Her Now. Apesar de ser a jóia da Coroa, Phillips faz questão de um presença assídua de restantes intrumentos, seja de sopro como as flautas e os oboés, ou também do violoncelo que concede um ámbiente clássico à peça, Posteriormente surge-nos épica canção que ocupa inteiramente um lado de um vynil - The Geese and The Ghost, Pts. I&II - mas por que se encontrava a meio do alinhamento, foi cortada em duas.
O álbum nasce de um esforço conjunto e um desejo de dois amigos que queriam voltar a trabalhar em conjunto, por isso foi feito no permeio de vários trabalhos dos Genesis, principalmente, tendo sido concluído num perído de lesão de Steve Hackett, em que as gravações dos Genesis pararam ao fim de 8/9 anos de produção initerrupta.
Anthony Phillips pode não ser um elemento emblemáticos dos Genesis mas é certamente o mais identificável com as susas raízes.

Sem comentários: