terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan



Sendo o êxito de bilheteira mais promissor deste verão, e o furor que o filme está a fazer presentemente, estava decidido a vê-lo. Christophjer Nolan pegou no «boi pelos cornos» e decidiu dar ao cavaleiro das trevas um verdadero rumo. E apesar de tudo, os filmes de acção baseados em personagens de BD são um verdadeiro estoiro, e as indústrias cinematográficas querem explorá-lo até ao tutano. Mas isso não basta, tem de haver qualidade, não penas nas cenas de acção, no adereço, no guarda-roupa, mas tem de ter um bom texto. Já ninguém se contenta com frases vulgares, um bipolaridade fácil entre bem e o mal, e cenas básicas de cortar a respiração. O público quer conteúdo, e foi com essa promessa que Christopher Nolan pegou na célebre personagem de Bob Kane e reinventou a história que Tim Burton tão acentuadamente marcou.
O Cavaleiro das Trevas ficou sobretudo marcado por uma tragédia, e não sei até que ponto terá marcado a prespectiva do filme. Depois da rodagem do filme e assim que rodava outro filme, Heath Ledger sofreu uma depressão e morreu encharcando-se em comprimidos. Cedo começaram as especulações sobre a carga psicológica que a personagem némesis do nosso Cavaleiro das Trevas, Joker concebe. Para ser franco não achei o filme extraordinário. Esta é pelo menos a minha abordagem pessoal. Obviamente o tratamento que o elenco dá um bom renome ao filme, mas não lhe dá um carácter monumental, como aconteceu em Batman Begins, que conseguiu superar bastante expectativas. Existe bastante acção demasiada acção, e algumas cenas parecem descaracterizadas, ou melhor descontextualizadas, por exemplo quando Joker tenta fazer com que Harvey Dent, o Duas Caras, deixe os seus pirncípios. Um homem na sua encruzilhada pessoal, falhando onde Bruce Wayne, coneguiu superar - a diferença entre justiça e a vindicta privada.



Tecnicamente o filme está espectacular, até demais, mas faltou, quanto mim, deixar as cenas rolarem um pouco mais, deixar os actores brilharem um pouco mais, Acho que era necessário deixar que Heath Ledger deixasse transarecer a figura do lunático, que como vilão é certamente difícil de representar. E penso que Harvey Dent, está bem representado por Aaron Eckhart, mas como é que um homem tão determinado por princípios, pode radicalmente mudar de posição? Além disso acho que a caracterização podia ter sido diferente. Penso que Christopher Nolan quererá distanciar-se do Duas Caras de Tommy Lee Jones, que acaba por ser um Joker posterior, com uma queda exacerbada para a dualidade. Se olharmos de uma outra prespectiva, Duas Caras pode representar muitos de nós, cegados pela indeterminação, por uma não demarcação de uma posição.


Um grande problema é que todo o filme está envolto pela cenas de acção, e torna-se difícil perceber o verdadeiro papel de cada um em cada uma das cenas, porque a determinada altura todos os figurantes e personagens secundárias são em 90% corruptos, e contribuem inepseradamente para a reviravolta na vida de Harvey, que acaba também ele próprio por ser corrompido.
A participação de Heath Ledger está, de facto, muito boa. Consegue dar densidade ao papel, mas chegará para um óscar? A sangue frio parece-me que não porque será um pouco em parte pelo guião, e pelo pouco tempo que se deu para a personagem desenvolver. Foi boa, mas não tão impressionante como esperava. Um bom filme sem dúvida, mas um filme de acção com rasgos de abordagem filosófica. Se calhar tinha as expectativas demasiado elevadas. Aconselho vivamente, contudo, a que quem quiser vê-lo que o veja. só que após duas horas e meia, tanta acção torna-se um pouco enfadonho.

4 comentários:

Anónimo disse...

concordo em quase tudo.
não sei se por ter visto o batman begins em casa e este no cinema, e por estar um bocado ensonada qd vi o 1º, julgo que gostei mais deste.
de facto, acho que não foi dado muito espaço para os actores brilharem. o joker está muito perturbador, sem dúvida, mas não me parece suficiente para um óscar. e, chama-me crédula, mas acredito na história de o heath ledger ter ficado comidinho da cabeça com a personagem do joker. acredito mesmo que contribuiu muito para a desgraça que veio a acontecer.
é um filme demasidado comprido...
e tal como já te tinha dito, detestei a caracterização do duas caras. o filme que até estava a ser coerente no seu espalhafato rebolou para o exagero e para o ridículo!

ricardo disse...

saudações.
em certos aspectos concordo com o tem post, mas em outros não concordo. passo a enumerar:
o tamanho do filme é um problema, sem dúvida, porque casa vez mais estamos "formatados" a filmes curtos e a "catadupa" de acções torna-se de dificil de acompanhar, mas um filme para americanos é mesmo assim, mta acção; a polémica joker foca-se na humanidade que o ledger deu ao personagem, nos comics (que tanto me deliciam) isso não é tão notado, o que acaba por assustar...qualquer um de nós pode ser um joker...fazendo uma coomparação grosseira, para que percebas o meu posto de vista: o joker é como "piromano" que anda aí a pegar "fogos" e os "piromanos" são pessoas que estão perto de nós, alguém com que convivemos...é por isso que acho que tão cedo ninguém voltará a "fazer" um joker assim e há que dar o merito ao ledger; o harvey dent, está na mesma onda do joker, a sede de justiça é algo de humano, intrinseco e catalisado daquela forma levou-o tornar-se assim; no caso dos comics isso é mais visivel, no filme não o é...
dizes que não achas o filme extraordinário, tens a tua razão, mas a beleza do filme está na distancia que o separa dos filmes de tim burton (e são bem mais ligados a um universo "carton" e burlesco...a forma como jack nicholson actua é bem visivel) e os aproxima da nossa realidade mundana...
eu gostei...mas isso sou eu!
abraço!

Refugee disse...

Obrigado pelo teu comentário amigo..... És sempre bem-vindo. Às vezes nas minhas opiniões sou dúbio, porque perco-me na análise técnica e na ponderação entre os pros e os contras que depois na globalidade não consigo dar uma posição definitiva. Acho o filme bom, mas não tão bom quanto estava à espera.

ricardo disse...

Saudações! Sempre que criamos expectativas elevadas corremos o risco de nos decepcionar.
Abraço e bom fim-d-semana!