terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Perfect Circle - Weak And Powerless


«Clever got me this far/And tricky got me in...» É com uma atmosfera inebriamte e misteriosa, e traços marcadamente progressivos e alternativos que os A Perfect Circle começam o seu 2º álbum. Light Again what I came for/Light again what I need now... Maynard escolhe quase uma outra face dos Tool. e quando ouvimos A Perfect Circle realizamos que afinal os dois sons são distintos na igualdade, não só por Maynard James Keenan ser vocalista dos Tool, como também Billy Howerdel foi roadie da mesma. Acordes e riffs profundos, um pouco obscuros, mas bastante mais concisos e por isso bastante mais captativos. The Package faz jus ao nome sendo uma música oculta, quase que uma surpresa terrificamente reveladora.

Weak and Powerless foi o primeiro single extraído do álbum. O forte desta faixa é sem dúvida o baixo, com um groove basatnte poderoso, e bsatante sentido e uma boa secção instrumental. Quando ouvimos A Perfect Circle quase que pode ser considerado como uma versão de tool mais curta nas músicas, e bastante mais lírica. de certa maneira, Maynard conseguiu simplificadamente como uma aproximação feminina à música, ao passo que tool uma demonstração do seu lado masculino. Ambos são notoriamente provenientes da mesma fonte.
Um desses exemplos é The Nurse, uma balada basatnte melódica, e não somente, o uso da distorção de uma maneira intiligente, com efeitos atmosféricos, numa influência claramente ascendente aos Smashing Pumpkins. Ou também Vanishing ou A Stranger, com um intilegente dueto de guitarras, ou não contasse este álbum com a participação de James Iha dos acima citados. A grande supresa deste álbum é o surpreendente domínio do álbum pela parte de Tiggy Ramirez ex- Marilyn Manson, cansado e bem da sombra do seu antigo líder de banda.
A construcção deste álbum tem um elemento curios, para além de um cunho fortemente melódico, só ultrapassado em The Pet, a última música rápida do álbum. Uma experoiência interessante naquele que terá sido o último álbum de uma banda experimentalista.

Sem comentários: